SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2O uso de histórias na clínica psicanalítica: uma experiência em oficina terapêutica com crianças em grave sofrimento psíquicoEm torno do prazer e do gozo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SOARES, Sylvia Salles Godoy de Souza. Ensaio sobre a melancolia: suas origens, sua dialética, seus caminhos tortuosos e seu destino inelutávelEssay on melancholy: its origins, dialectic, winding paths, and ineluctable destinyEnsayo sobre la melancolía: sus orígenes, su dialéctica, sus caminos tortuosos y su destino ineluctable. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.2, pp. 105-116. ISSN 0486-641X.

Inspirada pela leitura do filósofo Giorgio Agamben, a autora faz uma reflexão sobre a genealogia da melancolia, a partir de referências patrísticas da época medieval - que a designavam "acidia" -, de associações com a cosmologia ocidental e de distintas teorias no decorrer da história, até suas expressões na atualidade. O cerne do trabalho respalda-se em Freud, em "Luto e melancolia", e na leitura peculiar de Agamben, que, ao cotejar a interpretação psicanalítica do mecanismo da melancolia com o complexo humoral saturnino, destaca dois elementos descritos na acidia: o recesso do objeto e o retirar-se em si mesmo da intenção contemplativa. A autora aborda os conceitos de relações de objeto, fetichismo e narcisismo para esclarecer a dialética das relações, sua tortuosa intenção em busca do objeto e a natureza melancólica que subjaz na sombra desses processos.

Palavras-chave : genealogia da melancolia; religião; fantasmagoria; dialética; objeto do desejo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License