SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número3A fratura da função fraternaTransferência: a dinâmica do afeto nos processos de cura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MORGENSTERN, Ada  e  GUELLER, Adela J. Stoppel de. Do trabalho suplementar na constituição subjetiva de gêmeos. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.3, pp. 53-67. ISSN 0486-641X.

Temos recebido em nossa clínica, cada vez mais frequentemente, crianças e adolescentes gêmeos. Ainda que as queixas e os sintomas sejam próprios da idade e similares aos de qualquer sujeito, deparamo-nos com características particulares no percurso de sua subjetivação, tais como: dificuldades específicas para conquistar uma singularização, para separar-se desse outro tão próximo que se confunde com um duplo ou para constituir o narcisismo e alcançar o lugar de falo imaginário. Todas essas operações parecem requerer um trabalho suplementar na constituição subjetiva dos gêmeos e dos pais. Nossa proposta aqui é refletir sobre esse labor suplementar, que pode fazer necessária a intervenção de um psicanalista. Para isso, caminharemos na companhia do trabalho pioneiro - e inédito em português -da psicanalista Dorothy Burlingham, que dedicou décadas a esse campo de estudos.

Palavras-chave : gemelaridade; função fraterna; falo; duplo; Burlingham.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License