SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número3As primeiras sessões com Sara, a colaborativa: uma adolescente à procura de suas asasRe-escutando a dupla analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CIBELLA, Carolina; MAGALHAES, Andrea Seixas  e  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Transmissão psíquica de elementos traumáticos na conjugalidade. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.3, pp. 100-112. ISSN 0486-641X.

O objetivo deste artigo é discutir as repercussões da transmissão psíquica inconsciente de elementos traumáticos na constituição da identidade conjugal, enfatizando o aspecto estruturante da transmissão do trauma. Pressupõe-se que os fantasmas que assombram o casal dizem respeito aos aspectos traumáticos que cada um dos parceiros traz consigo, a partir das experiências com os primeiros objetos de amor -sejam objetos primários, sejam edípicos - que são reeditadas na conjugalidade. Considera-se que essa vivência traumática é constitutiva da conjugalidade normal, ou seja, inerente à neurose. Conclui-se que a conjugalidade mobiliza intensa carga pulsional, fruto da transmissão transpsíquica entre os parceiros, mas também fruto do legado que o casal carrega de seus antepassados. A relação do casal abarca, portanto, a reedição de relações objetais do passado, ao mesmo tempo que o encontro amoroso possibilita o exercício da criatividade e da recriação do eu.

Palavras-chave : conjugalidade; trauma; transmissão psíquica; psicanálise de casal; identificação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License