SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1A regressão na contratransferênciaIncidência da realidade social no trabalho analítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PHILIPS, Frank. Reflexões sobre a psicanálise quando sujeita à regressão. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.1, pp. 65-72. ISSN 0486-641X.

A regressão é, de certa forma, o acompanhamento de cada análise e isto deve ser diferenciado do acting out. A incapacidade para tolerar frustrações pode ser a causa de regressões mais profundas. O insightganho através da análise é o mais importante fator para a regressão, por causa da inveja que este insight estimula. A acentuada confusão sentida pelo paciente, na situação regredida, pode tornar o analista negligente com o que realmente está acontecendo; daí a importância de se interpretar não só a natureza positiva da regressão como também seu significado negativo. A regressão possibilitada na análise pode tornar o paciente capaz de alterar alguns aspectos da primitiva catástrofe remanescente na sua mente. Diferenças de opinião entre analista e paciente emergirão continuadamente; portanto, um constante acordo obliterará uma profunda instabilidade na transferência, da mesma forma que a ansiedade do paciente com relação à regressão. Assim, um conluio dentro de tal situação poderá ser mais bem evitado se o analista não tiver necessidade de sentir suas teorias impregnáveis. A atitude do analista para com a memória e o desejo se relaciona diretamente com o problema da regressão. A "cura" é a alternativa sedutora oferecida à capacidade do paciente para verificar quem ele é, ou seja, entre o reconhecer sua realidade psíquica ou ser "curado" de tal necessidade.

Palavras-chave : regressão; acting out; Bion; cura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License