SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2A metamorfose adolescente: uma nova relação corpo-menteSexualidades em cena e/ou sexualidades encenadas: o sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

VOLICH, Rubens Marcelo. Nomear, subverter, organizar. O corpo na clínica psicanalítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.2, pp. 47-64. ISSN 0486-641X.

Apesar da importância das hipóteses freudianas sobre o corpo e as relações entre o psíquico e o somático, por muito tempo o trabalho psicanalítico com as manifestações corporais teve como condição a mediação representativa e a inscrição psíquica dessas experiências. Muitos se empenharam em ampliar os recursos clínicos da psicanálise para lidar com manifestações mais primitivas, aquém da representação e do recalcamento. Este artigo analisa aspectos clínicos e metapsicológicos que sustentam essa ampliação, revelando a necessidade e a função do manejo do enquadre, da transferência, da contratransferência, dos modos de observação, escuta e interpretação para viabilizar o trabalho com pacientes que vivem desorganizações de sua economia psicossomática, crônicas ou momentâneas.

Palavras-chave : técnica psicanalítica; enquadre; contratransferência; não representado; desorganizações psicossomáticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License