SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue2The body as an artwork: tattooing, clinical practice, and philosophyHearing with the eyes, speaking with the body: considerations on the listening and the technique in the psychoanalytic clinical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

TABACOF, Diana. Psicossomática psicanalítica hoje: o modelo pulsional da Escola de Paris. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.2, pp. 94-107. ISSN 0486-641X.

Neste trabalho, as linhas diretrizes do corpo teórico-clínico da Escola Psicossomática de Paris são esboçadas dentro de uma perspectiva histórica, desde a sua fundação nos anos 1960 até os dias de hoje. A partir dos trabalhos recentes de seus seguidores, o pensamento de Pierre Marty, pioneiro da psicossomática psicanalítica, é apresentado e articulado ao modelo pulsional freudiano pós-1920 e ao jogo de forças entre as pulsões de vida e a destrutividade, integrando-o assim ao movimento da psicanálise francesa contemporânea. Os transtornos da economia psicossomática são formulados à luz do problema do traumatismo, da função do objeto e dos riscos de desintricação pulsional e desorganização do sujeito. As falhas nos processos de elaboração psíquica (de mentalização), próprias à somatose, são situadas nas falhas da ligação do afeto à representação.

Keywords : excitação; pulsão; desintricação pulsional; somatização; afeto; representação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License