SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue2Psychoanalytic psychosomatics today: the instinctual model (drive theory) of the Paris SchoolThe concepts of trauma and regression in Sándor Ferenczi's work, and their possible articulations with the theoretical proposals of the Paris Psychosomatic School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

CICCO, Marina Fibe De  and  MIGLIAVACCA, Eva Maria. Ouvir com os olhos, falar com o corpo: considerações sobre a escuta e a técnica na clínica psicanalítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.2, pp. 108-121. ISSN 0486-641X.

A pesquisa em psicanálise tem mostrado que certos pacientes recorrem à sensorialidade, às ações e ao corpo para evitar a emergência da angústia. O trabalho com tais dimensões exige repensar o exercício clínico e a função do analista. O artigo procura mostrar que as manifestações corporais, os gestos e ações devem ser tomados como parte da cadeia associativa. São feitas reflexões sobre a técnica, explorando-se, a partir de recortes clínicos, casos em que as interpretações devem ser precedidas pela construção de estruturas psíquicas básicas do sujeito. Busca-se esclarecer as seguintes questões: como se comunicar verbalmente com o paciente quando a forma de comunicação mais acessível a ele não passa pelos canais verbais? Ainda se trata de interpretação? Caso sim, ela permite ir além da integração do reprimido? Finalmente, demonstra-se que o corpo do analista pode ser interpretante -seus gestos, ações e toda a sua potência expressiva podem ser essenciais ao processo de simbolização.

Keywords : corpo; simbolização; técnica psicanalítica; interpretação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License