SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue2Hearing with the eyes, speaking with the body: considerations on the listening and the technique in the psychoanalytic clinical practicePhantasy and pornography: transformations of desire in the present times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

CASADORE, Marcos Mariani  and  PERES, Rodrigo Sanches. As noções de trauma e regressão nos escritos de Sándor Ferenczi e suas possíveis articulações com as propostas teóricas da Escola Psicossomática de Paris. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.2, pp. 122-135. ISSN 0486-641X.

Neste estudo, temos como objetivo discutir as noções de trauma e regressão nos escritos de Sándor Ferenczi e suas possíveis articulações com as propostas da Escola Psicossomática de Paris, em particular aquelas estabelecidas por Pierre Marty. Ao tratar da imbricação entre corpo e psique para compreender a traumatogênese, a angústia e a formação de sintomas desprovidos de conteúdo representacional, associados a movimentos regressivos, Ferenczi esboça uma teorização que virá a convergir com desenvolvimentos posteriores no campo da psicossomática psicanalítica. Em nosso entendimento, há um diálogo fecundo a ser construído entre as últimas teses de Ferenczi e as formulações teóricas e clínicas de Marty, malgrado o fato de este não ser apontado como um leitor daquele. Consideramos possível reconhecer certas raízes ferenczianas, sobretudo acerca das noções de trauma e regressão, nas proposições teóricas de Marty, nomeadamente aquelas relativas às noções de pensamento operatorio, desorganização progressiva e regressão somática.

Keywords : psicossomática psicanalítica; trauma; regressão; Sándor Ferenczi; Pierre Marty.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License