SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número3Dilemas do analistaDesconcerto tríplice para clínica, técnica e teoria na análise com crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SOUZA, Audrey Setton Lopes de. Construindo formas de comunicação: revendo o conceito de interpretação na clínica do não representado. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.3, pp. 60-75. ISSN 0486-641X.

Algumas experiências clínicas nos confrontam com impasses quando as palavras parecem incapazes de transmitir o que se deseja comunicar. É preciso encontrar outros modos de escuta e de interpretação nesse campo dos efeitos psíquicos de experiências traumáticas que não alcançam representação. Este trabalho pretende refletir sobre essas questões a partir de alguns relatos clínicos. São exploradas a busca de formas de comunicação possíveis e a concepção da análise como um campo de construção de um objeto continente e como uma experiência de reconhecimento e de esperança que não pôde ser encontrada na relação com os objetos iniciais.

Palavras-chave : representável; irrepresentável; terror noturno; interpretação; simbolização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License