SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue3Disconcertments in scienceChild psychoanalysis: current issues and considerations on the end of the psychoanalytic process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

SALVITTI, Adriana. Escrita e transmissão em Bion: modelo de grupo, modelo pictórico e modelo de transformação em "O". Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.3, pp. 155-167. ISSN 0486-641X.

O artigo aborda o problema da transmissão da psicanálise na produção escrita e aponta como Wilfred R. Bion lidou com a questão por meio de seu estilo literário em momentos distintos de sua obra. Através da leitura de Experiências com grupos, "Mudança catastrófica" e o capítulo "Comentário" de Second thoughts, são identificados três modelos de transmissão nomeados por nós de modelo de grupo, modelo pictórico e modelo de transformação em O, respectivamente. O artigo mostra como, nesses modelos, há uma ligação estreita entre a teoria que estava sendo apresentada, a forma de Bion apresentá-la e o processo de leitura. Aponta ainda como Bion emprega a linguagem para estimular o leitor a lidar com questões clínicas, sobretudo com o método, durante a leitura do texto, mantendo-o comprometido com a psicanálise fora da prática analítica.

Keywords : Wilfred R. Bion; transmissão; escrita; grupo; linguagem pictórica; transformação em O.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License