SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número3Psicanálise com crianças: questões atuais e considerações sobre o processo de alta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LABAKI, Maria Elisa Pessoa  e  CARTOCCI, Luciana. O materno da clínica: aspectos sobre o enquadre e o corpo do analista. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.3, pp. 184-195. ISSN 0486-641X.

Este trabalho apresenta e desenvolve uma discussão sobre o método clínico psicanalítico e suas afinidades com o campo do materno. Ressalta aspectos do enquadre e do manejo bem como qualidades de presença do analista e seu corpo que corresponderiam a modalidades do materno instituintes e organizadoras da clínica. Sem esquecer a dimensão paterna do enquadre - aquela referida a sua função terciária -, o presente trabalho destaca na função materna a propriedade mais conhecida por moldura. Operando duplamente, a moldura cria um topos a ser preenchido, ao mesmo tempo que protege os processos e vivências ali produzidos. Denominado clínica da presença, ou do sensível, e baseado na afetação mútua do par analítico, o campo do materno aqui descrito segue de perto o das trocas oferecidas pela mãe, sem no entanto confundir-se com maternagem - o que deixaria de ser psicanálise. Ferenczi e Winnicott são autores de referência, cujas propostas inspiram as reflexões deste trabalho.

Palavras-chave : materno; enquadre; transferência; presença; reflexividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License