SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número4Sonhos de luto na menopausaConsiderações acerca do supereu a partir do caso Schreber: notes upon Schreber's case índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

KORBIVCHER, Celia Fix. A mente do analista: personalidade e teorias Teorias do analista e transformações em O. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.4, pp. 147-160. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, a autora investiga a respeito das especificidades da tarefa analítica, levando em conta que essa é uma tarefa na qual o seu principal instrumento de trabalho é a pessoa do analista como um todo, a sua personalidade, a sua mente e as teorias utilizadas por ele. A autora desenvolve a ideia de que as teorias do analista necessitam estar incorporadas à sua pessoa como um todo, à sua mente. Recorre à teoria das transformações como uma teoria de observação do fenômeno mental na sessão analítica, detendo-se particularmente nas transformações em O (tornando-se a realidade). Sugere que as teorias do analista poderão fazer parte do campo das transformações em O e relaciona essa experiência a um momento de fruição estética, um momento que pode ser apenas vivenciado, e não traduzido em palavras. Essa experiência poderá, eventualmente, permitir que o paciente se aproxime de um estado em uníssono consigo mesmo e que mudanças importantes ocorram. O material clínico apresentado irá ilustrar essas questões e estimular a discussão.

Palavras-chave : mente do analista; personalidade; transformações em O; intuição; fruição estética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License