SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue4Psychoanalyst's mind: personality and theories Analyst's theories and transformations in OPsychoanalysis and university: the Brazilian case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

NUNES, Henrique Riedel  and  FONTENELE, Laéria. Considerações acerca do supereu a partir do caso Schreber: notes upon Schreber's case. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.4, pp. 161-174. ISSN 0486-641X.

Este artigo expõe algumas das conclusões a que temos chegados em nossa pesquisa sobre a relação entre a psicose, o supereu e a noção lacaniana de Outro. Com isso, objetivamos realizar algumas considerações acerca do conceito de supereu a partir do caso Schreber. Tomando esse caso como substrato clínico, partindo do paradoxo que se ergue no momento em que encontramos manifestações imperativas na psicose - fenomenologicamente superegoicas - e da condição de não ter havido a dissolução do complexo de Édipo em tal estrutura, questionaremos sobre a possibilidade ou não de falarmos de uma instância superegoica no âmbito das psicoses, bem como sobre as condições para tanto.

Keywords : psicose; supereu; caso Schreber.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License