SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número4Consideraciones acerca del superyó a partir del caso Schreber índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

FONTELES, Camila Santos Lima  y  COUTINHO, Denise Maria Barreto. Psicanálise e universidade: o caso brasileiro. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.4, pp. 175-188. ISSN 0486-641X.

Este artigo tem como objetivo demonstrar que a relação psicanálise-universidade, também no Brasil, tem sua gênese no próprio movimento de invenção da psicanálise por Sigmund Freud. Parte-se da hipótese de que a presença da psicanálise na universidade brasileira é concomitante à introdução do discurso psicanalítico no Brasil, e que a universidade sempre foi uma poderosa via de difusão desse campo. Apresenta-se a trajetória da psicanálise na universidade brasileira desde o início do século XX pela via da medicina, bem como sua interação com diversas áreas, sobretudo a psicologia. A inserção da psicanálise no Brasil encontra eco no cenário atual da universidade, no qual vários campos reivindicam a psicanálise e são reivindicados pelos praticantes dela.

Palabras clave : psicanálise no Brasil; história da psicanálise; estudos sobre a universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License