SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1Exile, repatriation and false self: ruptures and suturesFrom the look to the word: (not) encountering the “other” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

LOFFREDO, Ana Maria. Exílios e sublimações. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.1, pp. 96-113. ISSN 0486-641X.

A tese relativa a dois tempos na operação da sublimação abre uma vertente promissora de investigação, desvinculada de uma perspectiva homogeneizante e restrita, inspirada pela noção de valor e de endereçamento ao sublime, que empobrece seu potencial heurístico. Algo fundamental do trabalho sublimatório é enfatizado, no âmbito da temporalidade e do timing, já que é imperativo que seja possível conter, suspender e adiar a energia pulsional, para que esse segundo tempo se viabilize - na mesma linha da hipótese freudiana da necessidade de uma reserva da energia móvel e indiferente subjacente a esse destino pulsional, suporte para a circulação das sublimações, com ênfase em seu aspecto eminentemente plural e multifacetado. Na rede conceitual em que se insere a sublimação, pode-se destacar, na esfera deste estudo, sua vizinhança com o recalque, o trabalho de luto e a formação dos ideais, pano de fundo que evidencia seu alcance para a tematização das vivências subjetivas implicadas na experiência do exílio.

Keywords : exílio; metapsicologia freudiana; sublimação; recalque; luto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License