SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Exílio, repatriação e falso self: rupturas e suturasDo olhar à palavra: (des)encontro com o outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LOFFREDO, Ana Maria. Exílios e sublimações. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.1, pp. 96-113. ISSN 0486-641X.

A tese relativa a dois tempos na operação da sublimação abre uma vertente promissora de investigação, desvinculada de uma perspectiva homogeneizante e restrita, inspirada pela noção de valor e de endereçamento ao sublime, que empobrece seu potencial heurístico. Algo fundamental do trabalho sublimatório é enfatizado, no âmbito da temporalidade e do timing, já que é imperativo que seja possível conter, suspender e adiar a energia pulsional, para que esse segundo tempo se viabilize - na mesma linha da hipótese freudiana da necessidade de uma reserva da energia móvel e indiferente subjacente a esse destino pulsional, suporte para a circulação das sublimações, com ênfase em seu aspecto eminentemente plural e multifacetado. Na rede conceitual em que se insere a sublimação, pode-se destacar, na esfera deste estudo, sua vizinhança com o recalque, o trabalho de luto e a formação dos ideais, pano de fundo que evidencia seu alcance para a tematização das vivências subjetivas implicadas na experiência do exílio.

Palavras-chave : exílio; metapsicologia freudiana; sublimação; recalque; luto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License