SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Do olhar à palavra: (des)encontro com o outroEm busca de uma experiência estética em psicanálise: sonho, trabalho de sonho-alfa e sonhar-a-dois índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

TRINCA, Ricardo T.. Algumas considerações sobre os ideogramas e sua relação com a representação inconsciente à luz da escrita clássica chinesa. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.1, pp. 125-139. ISSN 0486-641X.

Este artigo procura demonstrar que a escrita clássica chinesa - ideográfica - é uma linguagem que se aproxima da forma como as representações inconscientes organizam-se no psiquismo. Para tanto, o autor analisa dois versos escritos em chinês e relaciona-os com as representações inconscientes e com os ideogramas mentais. Procura estabelecer ainda a relação do ideograma com a formação do pensamento inconsciente e, para isso, propõe um modelo gráfico, ilustrativo também para as associações de ideias. Por fim, o autor concebe o espaço mental triangular como estrutura do ideograma.

Palavras-chave : ideograma; representação inconsciente; linguagem; simbolização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License