SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Algumas considerações sobre os ideogramas e sua relação com a representação inconsciente à luz da escrita clássica chinesaWinnicott, Deleuze e o declínio da interpretação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PERRINI, Edival Antonio Lessnau. Em busca de uma experiência estética em psicanálise: sonho, trabalho de sonho-alfa e sonhar-a-dois. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.1, pp. 140-149. ISSN 0486-641X.

O autor propõe delimitar um campo de experiência estética, em psicanálise, discriminando áreas de sonho, de trabalho de sonho-alfa e de sonhar-a-dois. Com Likierman, situa experiências singulares e primitivas da vida mental que conservam a natureza de uma infinidade sublime e que funcionam, quando acionadas, como fonte de vivências estéticas sentidas como genuinamente boas, belas e integradoras. Propõe ser essa área da mente uma preconcepção para o estético que “se realiza”, na medida em que se apreende o sonho diurno (um lampejo, um espanto, um poema, uma imagem, uma música, uma história) e se aciona o trabalho do sonho-alfa, que vai dar forma ao apreendido para ser comunicado e possibilitar o sonhar-a-dois. Enfatiza a existência do fenômeno estético dentro da vivência intersubjetiva, que facilita a presença de experiências emocionais sustentadoras do sonhar-a-dois pela dupla analítica.

Palavras-chave : experiência estética psicanalítica; sonho; trabalho de sonho-alfa; sonhar-a-dois; preconcepção.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License