SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1Subject in exile: between being in intimacy and being in extreme political violenceOnce again, the “Exile's song” and some of its parodies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

MORO, Marie Rose. Gravidez, nascimento, primeira infância, violência contra as crianças: por uma prevenção precoce para todos.Translated byClaudia Berliner. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.1, pp. 177-189. ISSN 0486-641X.

Estar grávida, cuidar dos bebês, tornar-se pai e mãe é sempre, e em todo lugar, uma atividade que mobiliza os seres em sua intimidade, mas também em seus vínculos, o casal, a família, a sociedade. Os estudos mostram a importância desses primeiríssimos momentos para que se estabeleça uma relação de boa qualidade com as crianças e se evitem as disfunções pais-filhos e a violência contra as crianças. Para isso, porém, é preciso respeitar e apoiar os pais, seja qual for sua maneira de serem pais, e portanto respeitar a diversidade cultural e social. Cabe-nos apoiar todas as competências parentais tal como se expressem nos pais, sem julgá-los ou fragilizá-los, sem querer normalizá-los e obrigá-los a serem pais da maneira como nós o somos e como pensamos que deve ser. A clínica transcultural que associa psicanálise e antropologia pode nos ajudar a encontrar modos de lidar com todos esses pais que pertencem a minorias sociais ou culturais.

Keywords : gravidez; estabelecimento das interações precoces mães-filhos; apoio à parentalidade; violência; diversidade social e cultural; clínica transcultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License