SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número2Bem-estares e mal-estares do amor no casal moderno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ROUSSILLON, René. A capacidade de estar só na presença do casal.Traduzido porMarilei Jorge. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.2, pp. 19-32. ISSN 0486-641X.

Ao se interrogar sobre o dispositivo das consultas familiares psicanalíticas e das consultas familiares por ocasião dos pedidos de atendimento para os filhos, o autor propõe que se considere que a problemática da capacidade de estar só na presença do casal é o organizador privilegiado dessa situação. Isso o leva a retomar a função do objeto-casal e de sua representação interna na organização pulsional da sexualidade infantil como uma saída para os impasses e paradoxos da crise edipiana. Assim, a fantasia da cena primária encontra uma de suas correspondências no quotidiano da vida familiar. Por fim, o autor situa a capacidade de estar só na presença do casal no interior de uma série de experiências intermediárias nas quais se pode pôr em ação a distinção percepção/representação, tão essencial ao funcionamento psíquico.

Palavras-chave : consulta familiar; constelação e estratégia edipiana; fantasia da cena primária; capacidade de estar só.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License