SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue2Transgenerational identity ("transgenerationality"): about silences, crypts, phantoms, and other destiniesElements to reflect on the psychoanalytic work with families that "come out of the closet" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

FIORINI, Letícia Glocer. Subjetividades em transição, parentalidades contemporâneas: diversidade e diferença.Translated byJulia Tomasini. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.2, pp. 91-102. ISSN 0486-641X.

As sociedades contemporâneas, principalmente no Ocidente, atravessam importantes mudanças referentes às normativas que regem a organização dos laços sociais, mudanças que se expressam no que a autora denomina subjetividades em transição. Distintos tipos de família se fazem presentes: monoparentais, reconstituídas e/ou constituídas por casais que adotam outras expressões de sexualidade e gênero, que não pertencem às legalidades vigentes. Seus efeitos nas parentalidades contemporâneas são abordados. Considera-se o efeito das biotecnologias através de diferentes variantes de fertilização assistida, especialmente quando são incluídos um terceiro e outros elementos alheios com seus eventuais efeitos. Reflete-se também sobre os efeitos da ciber/tecnocultura na produção de subjetividade, nesse espaço gerado entre o humano e a máquina. Propõe-se distinguir entre os conceitos de diversidade e diferença e revisar os dispositivos, subjetivos e intersubjetivos, que geram diferença simbólica e que implicam o reconhecimento da alteridade. Sugere-se que se excedam os limites do pensamento binário em prol de um pensamento triádico. A autora revisa as noções de desejo de filho e função paterna à luz das parentalidades contemporâneas, convencionais ou não, e sustenta que a categoria diferença num sentido ampliado pode estar incluída no psiquismo dos pais, muito além de sua orientação sexual.

Keywords : parentalidades contemporâneas; desejo de filho; função paterna; biotecnocultura; ciborgue; diversidade e diferença.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License