SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número2Elementos para reflexionar sobre el trabajo psicoanalítico con familias que "salen del closet"La familia de Kafka, o De la educación de niños en el interior de un organismo animal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

KAFKA, Franz. De duas cartas de Kafka à sua irmã Elli sobre a educação de crianças.Traducido porEnrique Mandelbaum,  Belinda Mandelbaum,  Eduardo Brito. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.2, pp. 119-125. ISSN 0486-641X.

Em duas cartas dirigidas à irmã no outono de 1921, Kafka, opinando sobre a educação de seu sobrinho de 10 anos e inspirado em suas leituras das Viagens de Gulliver, de Swift, desenvolve sua concepção de família. De acordo com Swift, a família é o resultado da ação de uma lei da natureza, a fim de dar continuidade e perpetuar a espécie. Isso permite a Kafka apresentá-la como um organismo animal regido por um amor irracional. Seus meios educativos são, segundo ele, a tirania e a escravidão, em todas as suas gradações. Por isso, ele opina à irmã que, entre todos os seres humanos, é aos pais a quem menos se deve confiar a educação dos filhos.

Palabras clave : Kafka; cartas; família; educação dos filhos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License