SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número2Elementos para refletir acerca do trabalho psicanalítico com famílias que "saem do armário"A família de Kafka, ou Da educação de crianças no interior de um organismo animal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

KAFKA, Franz. De duas cartas de Kafka à sua irmã Elli sobre a educação de crianças.Traduzido porEnrique Mandelbaum,  Belinda Mandelbaum,  Eduardo Brito. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.2, pp. 119-125. ISSN 0486-641X.

Em duas cartas dirigidas à irmã no outono de 1921, Kafka, opinando sobre a educação de seu sobrinho de 10 anos e inspirado em suas leituras das Viagens de Gulliver, de Swift, desenvolve sua concepção de família. De acordo com Swift, a família é o resultado da ação de uma lei da natureza, a fim de dar continuidade e perpetuar a espécie. Isso permite a Kafka apresentá-la como um organismo animal regido por um amor irracional. Seus meios educativos são, segundo ele, a tirania e a escravidão, em todas as suas gradações. Por isso, ele opina à irmã que, entre todos os seres humanos, é aos pais a quem menos se deve confiar a educação dos filhos.

Palavras-chave : Kafka; cartas; família; educação dos filhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License