SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número2A família de Kafka, ou Da educação de crianças no interior de um organismo animalA matriz ferencziana de adoecimento psíquico e seus ecos: Balint e Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MORO, Marie Rose  e  BERLINER, Claudia. Parentalidade e diversidade cultural. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.2, pp. 137-149. ISSN 0486-641X.

A cultura da parentalidade é um tema muito importante no século XXI, tanto no plano social quanto no plano clínico. Examinaremos a questão do ponto de vista da clínica transcultural, que associa de forma complementar antropologia e psicanálise. Iremos analisá-la durante a gravidez e no estabelecimento das interações precoces pais-filhos com a ajuda de vinhetas clínicas. Estudaremos também as implicações para a segunda geração de crianças nascidas na França nas famílias de migrantes, particularmente em relação ao saber e ao mundo exterior. Mostraremos a importância da contratransferência cultural íntima e política, que relega o outro a uma posição inferior, negando suas competências, seus desejos e sua singularidade.

Palavras-chave : parentalidade; clínica transcultural; contratransferência cultural; filhos de imigrantes; relação com o saber.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License