SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue2Parenthood and cultural diversityContemporary psychoanalytic practice: psychoanalysis of patients in transit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

FIGUEIREDO, Luís Claudio. A matriz ferencziana de adoecimento psíquico e seus ecos: Balint e Winnicott. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.2, pp. 153-165. ISSN 0486-641X.

A partir de uma comparação proposta por Robert Hinshelwood entre conceitos formulados por Bion e Winnicott, sugiro que as divergências apontadas pelo analista inglês devem-se à presença, nesses dois psicanalistas, de duas matrizes distintas de adoecimento psíquico: a matriz freudo-kleiniana domina o pensamento de Bion, e, embora presente, não é nem exclusiva nem dominante em Winnicott e Balint. Nestes há uma forte presença da matriz ferencziana na compreensão dos processos de adoecimento. O texto, aceitando uma sugestão de André Green, procura caracterizar as duas matrizes e mostrar que a matriz ferencziana cria uma linhagem clínica que subjaz aos pensamentos de Balint e Winnicott. Ainda que ela suplemente a matriz freudo-kleiniana sem substituí-la, abre um novo horizonte para pensar a psicopatologia.

Keywords : Winnicott; Balint; Bion; adoecimento psíquico; matriz freudo -kleiniana; matriz ferencziana.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License