SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número2Clínica psicanalítica contemporânea: psicanálise de pacientes em trânsitoFreud, história e memória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FERREIRA, Mariane Zanella  e  MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos. Vivências de abuso sexual incestuoso: traduções possíveis. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.2, pp. 179-193. ISSN 0486-641X.

Propõe-se, neste artigo, a discussão de algumas possibilidades de tradução da vivência de abuso sexual incestuoso a partir da análise da autobiografia L' amore dipapà: una storia vera, escrita e publicada por Pola Kinski, que vivenciou abusos sexuais cometidos pelo pai, o ator Klaus Kinski, desde a infância até a juventude. Trata-se de um estudo que se insere em uma pesquisa maior, cujo objetivo é examinar o trauma e a neurose traumática depois de Freud, sob a perspectiva teórica da teoria da sedução generalizada de Laplanche. Com base nos pressupostos dessa teoria, são discutidas as características das mensagens veiculadas em uma situação de abuso sexual incestuoso, assim como as possibilidades de tradução/recalcamento dos enigmas associados a essas mensagens. A análise da narrativa permite pensar possíveis destinos para o excesso do pulsional desligado que invade o psiquismo na situação traumática, cuja tradução nunca é completa.

Palavras-chave : psicanálise; teoria da sedução generalizada; abuso sexual; incesto; trauma.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License