SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número3O tédio na sociedade do trabalho total e diversão total: a tentativa de escapar do tédio como uma expressão típica desse mesmo fenômeno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SALEM, Pedro. Entre lirismo e desespero: variações sobre os sentidos do tédio. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.3, pp. 19-35. ISSN 0486-641X.

Partindo do pressuposto de que o tédio é uma construção social, o presente artigo procura evidenciar alguns de seus sentidos prevalentes ao longo da história recente do Ocidente. Após examinar emoções precursoras do tédio e os fatores que propiciaram o seu surgimento na modernidade, indica transformações em seus principais significados ao longo dos três últimos séculos. Faz notar como, no século XVIII, o tédio se associa à ideia de fraqueza moral, transformando-se, sob a influência do romantismo no século XIX, em uma emoção de teor lírico que confere distinção aos indivíduos. Já no século XX, tem seus sentidos ditados por aspectos do contexto sociocultural contemporâneo, sobretudo o culto às sensações. Por fim, o artigo recorre a interpretações psicanalíticas do tédio que examinam a importante função que desempenha no desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : tédio; história das mentalidades; subjetividade contemporânea; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License