SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Between lyricism and despair: variations on the meanings of “boredom”Boredom, and the feeling of emptiness in the clinical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

CABRAL, Paulo Emilio Pessoa Lustosa  and  LOFFREDO, Ana Maria. O tédio na sociedade do trabalho total e diversão total: a tentativa de escapar do tédio como uma expressão típica desse mesmo fenômeno. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.3, pp. 37-52. ISSN 0486-641X.

O tédio será observado em sua alternância entre o desinteresse e a agitação. A hipótese é que ambos seriam complementares, em uma alternância cíclica e periódica, e que a fuga pelo trabalho ou pela diversão ainda configuraria uma expressão de tédio. Escapar do tédio ou a sensação de ser arrastado por ele podem também ser experimentados de maneiras diferentes, muito embora sejam a consequência de uma mesma dinâmica pulsional. Na sociedade atual, observa-se com certo espanto uma mesma resultante, conhecida há tempos pelos padres cristãos do medievo: a acídia é experimentada como a impossibilidade de fixar-se em coisa alguma, associada com a subsequente inércia e perda do interesse. As ações repetitivas, laborais, inúteis e distraídas configuram a perda da capacidade onírica e da criatividade. O tempo livre destituído da possibilidade do ócio ou ociosidade mimetiza o tempo do trabalho e a fuga para o campo das atividades logo cede lugar ao tédio.

Keywords : tédio; acídia; tempo livre.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License