SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número3Entre lirismo e desespero: variações sobre os sentidos do tédioO tédio e a clínica do vazio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CABRAL, Paulo Emilio Pessoa Lustosa  e  LOFFREDO, Ana Maria. O tédio na sociedade do trabalho total e diversão total: a tentativa de escapar do tédio como uma expressão típica desse mesmo fenômeno. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.3, pp. 37-52. ISSN 0486-641X.

O tédio será observado em sua alternância entre o desinteresse e a agitação. A hipótese é que ambos seriam complementares, em uma alternância cíclica e periódica, e que a fuga pelo trabalho ou pela diversão ainda configuraria uma expressão de tédio. Escapar do tédio ou a sensação de ser arrastado por ele podem também ser experimentados de maneiras diferentes, muito embora sejam a consequência de uma mesma dinâmica pulsional. Na sociedade atual, observa-se com certo espanto uma mesma resultante, conhecida há tempos pelos padres cristãos do medievo: a acídia é experimentada como a impossibilidade de fixar-se em coisa alguma, associada com a subsequente inércia e perda do interesse. As ações repetitivas, laborais, inúteis e distraídas configuram a perda da capacidade onírica e da criatividade. O tempo livre destituído da possibilidade do ócio ou ociosidade mimetiza o tempo do trabalho e a fuga para o campo das atividades logo cede lugar ao tédio.

Palavras-chave : tédio; acídia; tempo livre.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License