SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Boredom, and the feeling of emptiness in the clinical practiceBoredom, mourning, and melancholia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

CANDI, Talya S.. Do tédio à rêverie: vicissitudes da intersubjetividade no enquadre psicanalítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.3, pp. 65-77. ISSN 0486-641X.

A autora se dedica a refletir acerca das vicissitudes dos sentimentos de tédio na relação analítica, particularmente o tédio do analista em sessão. Seguindo Winnicott, propõe pensar que o tédio do analista é um elemento que serve para diagnosticar a indicação de psicanálise ou de psicoterapia. Ressalta a necessidade de diferenciar dois tipos de tédio: o primeiro tipo (tédio benigno) resulta de um tempo necessário de espera para que a angústia e os afetos presentes na sessão possam ser metabolizados e achar uma via de expressão; o segundo tipo (tédio maligno) é fruto do desligamento e da desesperança e requer um trabalho psíquico ativo do analista (uma rêverie). A autora utiliza material clínico para ilustrar os processos intersubjetivos ligados a esses dois tipos de tédio.

Keywords : tédio; comunicação pré-verbal sem representação; intersubjetividade; evocação; rêverie.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License