SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número3O tédio e a clínica do vazioTédio, luto e melancolia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CANDI, Talya S.. Do tédio à rêverie: vicissitudes da intersubjetividade no enquadre psicanalítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.3, pp. 65-77. ISSN 0486-641X.

A autora se dedica a refletir acerca das vicissitudes dos sentimentos de tédio na relação analítica, particularmente o tédio do analista em sessão. Seguindo Winnicott, propõe pensar que o tédio do analista é um elemento que serve para diagnosticar a indicação de psicanálise ou de psicoterapia. Ressalta a necessidade de diferenciar dois tipos de tédio: o primeiro tipo (tédio benigno) resulta de um tempo necessário de espera para que a angústia e os afetos presentes na sessão possam ser metabolizados e achar uma via de expressão; o segundo tipo (tédio maligno) é fruto do desligamento e da desesperança e requer um trabalho psíquico ativo do analista (uma rêverie). A autora utiliza material clínico para ilustrar os processos intersubjetivos ligados a esses dois tipos de tédio.

Palavras-chave : tédio; comunicação pré-verbal sem representação; intersubjetividade; evocação; rêverie.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License