SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número3Nostalgia e morte: a estratégia romântica para viverPas de deux índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SCHOR, Daniel. O efeito des-historicizante do trauma: um ensaio sobre as dimensões da temporalidade psíquica. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.3, pp. 179-194. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, nós nos propomos a abordar aspectos essenciais dos modos pelos quais as memórias de experiências traumáticas são capazes de povoar a vida subjetiva, bem como suas formas de manifestação na situação analítica. A partir da distinção fundamental entre o modelo do recalque e o da clivagem psíquica, apoiada principalmente em nossas leituras de Freud e Winnicott, buscamos apontar possíveis dificuldades enfrentadas pelo sujeito em conferir às próprias experiências o caráter de um acontecimento, isto é, uma vivência passível de significação e localização como parte de uma história pessoal. Procuramos indicar, como uma das decorrências mais importantes desse quadro, o prejuízo da capacidade de autopercepção do sujeito enquanto protagonista de sua história.

Palavras-chave : trauma psíquico; temporalidade; experiência; simbolização.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License