SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue4Relations between transitional phenomena and playing in Winnicott's work, and Peirce's semiotics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

BRUN, Anne. Os ataques físicos, em clínica de psicose infantil e de autistas.Translated byMarilei Jorge. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.4, pp. 19-32. ISSN 0486-641X.

O sofrimento das crianças psicóticas e autistas não se exprime apenas por palavras, mas também por manifestações físicas, que devem ser decifradas pelos terapeutas. Este artigo questiona as diferentes formas e funções de seus ataques físicos, tanto contra o próprio corpo quanto contra o corpo do outro. Com base na clínica das mediações terapêuticas, que parece especialmente eficaz para atenuar ou acabar com os ataques físicos das crianças, a ideia principal desenvolvida neste artigo é que os ataques físicos correspondem a tentativas de contato das crianças violentas, e que o comportamento violento pode se atenuar graças a certos jogos propostos pelos terapeutas. Portanto, os ataques físicos remeteriam a um jogo ou a jogos que não puderam ser praticados na primeira infância, e cuja natureza a clínica permitirá compreender.

Keywords : arcaico; jogo; mediações terapêuticas; violência.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License