SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número4Relaciones de los fenómenos transicionales y del jugar en Winnicott con la semiótica de Peirce índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

BRUN, Anne. Os ataques físicos, em clínica de psicose infantil e de autistas.Traducido porMarilei Jorge. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.4, pp. 19-32. ISSN 0486-641X.

O sofrimento das crianças psicóticas e autistas não se exprime apenas por palavras, mas também por manifestações físicas, que devem ser decifradas pelos terapeutas. Este artigo questiona as diferentes formas e funções de seus ataques físicos, tanto contra o próprio corpo quanto contra o corpo do outro. Com base na clínica das mediações terapêuticas, que parece especialmente eficaz para atenuar ou acabar com os ataques físicos das crianças, a ideia principal desenvolvida neste artigo é que os ataques físicos correspondem a tentativas de contato das crianças violentas, e que o comportamento violento pode se atenuar graças a certos jogos propostos pelos terapeutas. Portanto, os ataques físicos remeteriam a um jogo ou a jogos que não puderam ser praticados na primeira infância, e cuja natureza a clínica permitirá compreender.

Palabras clave : arcaico; jogo; mediações terapêuticas; violência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License