SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número4Os ataques físicos, em clínica de psicose infantil e de autistasO lugar do analista de crianças: tecendo as tramas entre o espaço privado da clínica e o público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GUIMARAES FILHO, Paulo Duarte. Relações dos fenômenos transicionais e do brincar em Winnicott com a semiótica de Peirce. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.4, pp. 33-53. ISSN 0486-641X.

Inicialmente, refere-se a como relações entre a filosofia de Peirce e a psicanálise têm sido estudadas por filósofos e psicanalistas. As concepções de Donald Winnicott a respeito dos objetos transicionais, dos fenômenos transicionais e do brincar são destacadas como de interesse particular para o estudo dessas relações, devido a sua ligação com a filosofia de Peirce. Em razão disso, examina-se como a semiótica de Peirce tem elementos que auxiliam no entendimento de questões levantadas por Winnicott acerca do que ele chama de simbolização, principalmente através da discriminação de aspectos semióticos presentes nos objetos transicio-nais, nos fenômenos transicionais e no brincar, ampliando desse modo algumas dimensões do significado dessas concepções winnicottianas. Essas questões são examinadas nos casos clínicos de Edmund e Diana, de Winnicott, e também em duas outras situações clínicas.

Palavras-chave : Peirce; semiótica; Winnicott; objetos transicionais; fenômenos transicionais; brincar; simbolização.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License