SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número4Relações dos fenômenos transicionais e do brincar em Winnicott com a semiótica de PeirceA caixa lúdica do analista: uma reflexão sobre as mudanças na teoria da técnica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

QUAGLIATTO, Helga de Souza Machado et al. O lugar do analista de crianças: tecendo as tramas entre o espaço privado da clínica e o público. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.4, pp. 55-70. ISSN 0486-641X.

Delineado dentro de uma perspectiva histórica que ressalta como a criança foi ganhando centralidade na cena social e, consequentemente, no cenário psicanalítico, o artigo discute os desafios do analista de crianças na contemporaneidade. O analista é convocado a manter seu lugar na relação privada com a criança e também a responder às demandas do público, que representa o entorno do pequeno analisando: pais, familiares, escola, especialistas etc. Como instrumento para compreender e enfrentar tais desafios, analisa-se a possibilidade de trânsito entre o privado e o público abordando os fenômenos paratransferenciais e paracontratransferenciais nas intervenções com o entorno, tendo como invariante a função analítica.

Palavras-chave : psicanálise; crianças; função analítica; paratransferências; para-contratransferências; intervenções.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License