SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número4Quarta-feira de manhãHorizontes psicanalíticos em debate: notas sobre a história da psicanálise em Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

VALE, Keyla Carolina Perim  e  BORGES, Luana Silva. Aliança com a morte: o pato e a tulipa. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.4, pp. 183-198. ISSN 0486-641X.

Este texto visa compreender, a partir da análise literária do livro infantil O pato, a morte e a tulipa, de Wolf Erlbruch, como é possível experimentar a morte, essa que aparece em nossos consultórios, no vivido de nosso dia a dia ou no cotidiano dos pacientes. Após a análise do livro - com base em autores como Antonio Candido e E. M. Forster -, o artigo se volta para o relato clínico de sessões realizadas com uma paciente chamada aqui de Dona Menina. Com quase 100 anos de idade, ela se assemelha, em sua busca por palavrar sobre o inominável da morte, às personagens do livro de Erlbruch. Assim, as reflexões advindas da leitura nos ajudam a compreender a realidade do setting, particularmente os elementos de figurabilidade surgidos nas sessões com Dona Menina. No campo psicanalítico, o artigo se orienta por autores como Freud, Bion e Grotstein, escopo teórico que nos serve tanto para entender a miríade de sentidos do livro quanto para refletir sobre a clínica.

Palavras-chave : morte; vida; figurabilidade; psicanálise; literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License