SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número4Alianza con la muerte: el pato y el tulipánThink tank sobre el futuro de la IPA: ideas en busca de una práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

SANTOS, Rodrigo Afonso Nogueira. Horizontes psicanalíticos em debate: notas sobre a história da psicanálise em Minas Gerais. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.4, pp. 201-215. ISSN 0486-641X.

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir uma série de elementos relacionados à história da psicanálise em Minas Gerais. Partimos da primeira publicação sobre psicanálise, em 1925, e findamos nosso percurso em 1963, com a inauguração de uma instituição de formação clínica. Ao longo dessa trajetória, destacamos o momento da chegada da psicanálise a Minas Gerais, quando referências ao campo psicanalítico circularam abertamente entre psiquiatras, artistas, educadores e religiosos. Esse período é situado aqui entre 1925 e 1932, ano em que é inaugurada a Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais, marcando uma torção nos modos de conceber a psicanálise, vista a partir de então como um saber especializado. Por fim, discutimos as bases da primeira instituição psicanalítica do estado, inaugurada em 1963, por um padre e psicanalista. Assinalamos a importância de considerar o catolicismo como a principal fonte de resistência à psicanálise em Minas Gerais, uma das marcas centrais dessa história.

Palabras clave : história da psicanálise; Minas Gerais; catolicismo; psiquiatria; educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License