SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Autoerotismo, narcisismo e a função integradora da ilusãoComunicação e intersubjetividade em D. W. Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

JUNQUEIRA, Camila. Enactment, reverie e figurabilidade: articulações a partir de uma experiência clínica. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.1, pp. 113-127. ISSN 0486-641X.

De modo geral, os enactments dizem respeito a ações que envolvem a dupla analítica e que expressam tanto elementos recalcados como elementos não simbolizados, apresentando-se de maneira diversa em funcionamentos neuróticos e não neuróticos. Já a reverie foi introduzida na psicanálise como a capacidade do analista, análoga à da mãe, de acolher os elementos não simbolizados e dar figurabilidade a eles através de ruminações, devaneios e sensações corporais, constituindo um importante instrumento de trabalho. O objetivo deste texto é ilustrar, a partir de uma vinheta clínica, como os processos de reverie e de figurabilidade podem nos auxiliar na compreensão e no manejo do enactment, bem como discutir os limites entre esses conceitos.

Palavras-chave : enactment; reverie; figurabilidade; bulimia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License