SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Enactment, reverie e figurabilidade: articulações a partir de uma experiência clínicaO tempo, uma ilusão?: an illusion? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GONCALVES, Cidiane Vaz; MAGALHAES, Andrea Seixas  e  CARNEIRO, Terezinha Féres. Comunicação e intersubjetividade em D. W. Winnicott. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.1, pp. 129-144. ISSN 0486-641X.

As contribuições de D. W. Winnicott para a temática da comunicação são bastante originais e relacionam-se, sobretudo, à empatia, às experiências e vivências emocionais e ao silêncio. Neste trabalho, discute-se a noção de comunicação para Winnicott, tendo em vista suas propostas em relação à teoria da intersubjetividade. Para tanto, foram analisados artigos do autor em que ele aborda a temática da comunicação. Da investigação dos textos, emergiram categorias teóricas de análise, entre as quais, para a apresentação neste trabalho, foram selecionadas as seguintes: a comunicação na fase de dependência absoluta; a comunicação e o relacionamento com os objetos; dois tipos de não comunicação; e a comunicação nas propostas terapêuticas de Winnicott.

Palavras-chave : comunicação; Winnicott; intersubjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License