SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2O conceito de self em Heinz KohutNotas sobre a psicanálise no Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

NETO, Alfredo Naffah. Com os pés no chão: sobre como se pode sonhar a conquista de um corpo próprio num processo de análise. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.2, pp. 141-150. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, descreve-se o caso clínico de um paciente borderline, cujo self era inicialmente formado por uma hipertrofia da área intelectual e que, ao longo da análise, veio a conquistar um corpo próprio e, com isso, uma unidade psicos-somática. Essa descrição tem a finalidade de mostrar que, na perspectiva winnicot-tiana, existem outras possibilidades de interpretar os sonhos em casos de patologia borderline, possibilidades que escapam à teoria dos sonhos proposta por Freud. Não se pretende fazer uma revisão da teoria freudiana, o que exigiria um estudo à parte. Conclui-se que, na perspectiva winnicottiana, o sonho geralmente traduz características do estágio de amadurecimento em que o paciente se encontra.

Palavras-chave : patologia borderline; personalização; unidade psicossomática; sonhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License