SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue3On the multidimensionality of the suffering categoryValidation of listening in psychoanalytic supervision author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

VANASSI, Fernanda Brockmann  and  PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. O espaço entre: gênese intersubjetiva do eu e corporeidade em Anzieu e Merleau-Ponty. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.3, pp. 133-148. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, os autores procuram compreender o papel da experiência corporal na constituição da subjetividade à luz dos conceitos de eu-pele e corpo próprio. Ao lançar mão das teorias de Anzieu e Merleau-Ponty a respeito da cor-poreidade, buscam resgatar seus aspectos essenciais e evidenciar a relação entre elas. Seu estudo do corpo próprio e do eu-pele mostrou que a dimensão da corporeidade, fundamental ao desenvolvimento psíquico, emocional, cognitivo e social, pressupõe a experiência do outro. Dessa forma, concluem que tanto Anzieu quanto Merleau-Ponty explicam a psicogênese pela ótica da intersubjetividade, que é marcada pela experiência sensível, compartilhada num espaço intercorporal e interpessoal, um mundo comum do qual podem emergir as subjetividades.

Keywords : corpo próprio; eu-pele; subjetividade; intersubj etividade; corporeidade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License