SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue3Validation of listening in psychoanalytic supervisionIndication of treatment in family psychotherapy: a report of a clinical experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

GOLDFAJN, Denise Salomão  and  VIEIRA, Bartholomeu de Aguiar. Fazendo supervisão: um espaço compartilhado para pensar a clínica com pacientes de difícil acesso. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.3, pp. 167-180. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, os autores descrevem uma experiência de supervisão compartilhada oferecida pelo Laboratório de Pesquisas e Intervenções Psicanalíticas do Instituto de Psicologia da USP. A supervisão ocorre em grupo e baseia-se no modelo de investigação das teorias implícitas do psicanalista, que busca investigar como o encontro clínico é pensado pelo psicanalista e expandido pela discussão em grupo. O terapeuta apresenta o relato da sessão, e o grupo é convidado a associar livremente. A associação livre produzida nesse tipo de dispositivo é apreciada como capacidade de sonhar, ou possibilidade de perlaborar os conteúdos inconscientes e a afetação do par como elementos que circulam no campo transferencial e determinam o manejo clínico. Os autores apresentam a discussão de um caso clínico com um paciente de difícil acesso, buscando demonstrar como o dispositivo de supervisão compartilhada possibilita gestar a função psicanalítica dos participantes do grupo.

Keywords : supervisão; metapsicologia do psicanalista; sonho; paciente de difícil acesso.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License