SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número3Fazendo supervisão: um espaço compartilhado para pensar a clínica com pacientes de difícil acessoHistória de uma análise interrompida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CAMPOS, Maria Angélica de  e  MACHADO, Rebeca Nonato. Indicação de tratamento em psicoterapia de família: relato de uma experiência clínica. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.3, pp. 181-196. ISSN 0486-641X.

Neste trabalho, as autoras investigam entrevistas preliminares com famílias, feitas numa clínica-escola, procurando analisar que fatores contribuem para a formulação de indicação de psicoterapia de família. Buscam avaliar os parâmetros para essa indicação e quais indicadores, presentes na queixa inicial, devem ser considerados. Com esse fim, apresentam como ilustração clínica um caso atendido na clínica-escola de uma universidade privada. O tratamento ocorreu durante oito meses, com supervisão semanal. As autoras perceberam que, em famílias cujos membros encontram-se emaranhados, a indicação de psicoterapia de família é fundamental. Em tais situações, os limites psíquicos permanecem mal definidos, produzindo rígidas alianças inconscientes, que impedem o desenvolvimento emocional dos membros. Além disso, a escuta lapidada pela experiência do profissional tem se mostrado um fator diferencial na compreensão de uma demanda intersubjetiva e do tipo de encaminhamento terapêutico.

Palavras-chave : família; indicação de tratamento; avaliação inicial; escuta; queixa.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License