SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4Laços sociais de amparo: parentalidades em focoÉdipo intimidado: de profano a profanado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LIMA, Juliana Lang. Do substantivo ao verbo: formulações sobre o luto na clínica contemporânea. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.4, pp. 129-140. ISSN 0486-641X.

A autora apresenta uma proposta de compreensão do homem contemporâneo e dos lutos com os quais ele necessita se haver em sua trajetória partindo da hipótese de que o luto atual guarda em si certas singularidades capazes de diferenciá-lo das manifestações de outrora. De forma geral, aponta o enlutamento do analisando do século XXI como algo que não se mostra na clínica com nitidez e exatidão, sendo mais perceptível através de sintomas, como sensações de vazio e depressão, do que como um processo natural da vida. Ao realizar uma nova aproximação entre luto e melancolia, incluindo aí um terceiro vértice, a depressão, busca sustentar a ideia de que o sofrimento humano na atualidade está frequentemente vinculado a uma crise em seus ideais, amplificada pela dificuldade de relação com a passagem do tempo.

Palavras-chave : luto; depressão; perda de ideais; passagem do tempo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License