SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4Do substantivo ao verbo: formulações sobre o luto na clínica contemporâneaA mãe má: do filicídio ao matricídio psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PAIM FILHO, Ignácio A.; FISCHER, Magali; VASCONCELLOS, Maria Cristina Garcia  e  KLARMANN, Regina Pereira. Édipo intimidado: de profano a profanado. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.4, pp. 141-152. ISSN 0486-641X.

Os autores consideram o caráter inovador dos complexos de Édipo e de castração, conceitos que romperam com a hegemonia da sexualidade genital, propondo a bissexualidade psíquica, a psicossexualidade. Lançam seu olhar sobre a atualidade, tempo de múltiplas sexualidades, que muitas vezes propõem uma ruptura com a história do sujeito e negam a castração. Questionam-se: uma história sem história? Um tempo sem tempo, em que o velho Édipo de Freud de profano passou a profanado? Vivemos uma época de um Édipo intimidado? Estamos, os psicanalistas, intimidados diante desse desafio cultural? À luz dessas ideias, os autores debatem uma reportagem sobre uma família que propõe criar os filhos com gênero neutro. Como sustentar as vicissitudes dos complexos de Édipo e de castração como estruturantes da sexualidade infantil e do anímico? Como relacionar a bissexualidade com vicissitudes dessa tragédia do destino na contemporaneidade?

Palavras-chave : complexo de Édipo; complexo de castração; psicossexualidade; bissexualidade; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License