SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4La articulación de las entidades psicoanalíticas brasileñasUn desafío contemporáneo para el psicoanálisis: sostener lo real para que este sobreviva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

SOARES, Gustavo  y  QUADROS, Valéria. Movimento Articulação: pensando a ética complexa. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.4, pp.193-208. ISSN 0486-641X.

O presente artigo nasce da experiência de participar do Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras. Propomos uma reflexão a respeito das origens do Movimento e qual projeto ético o sustenta. Nesse sentido, buscamos explicitar o que entendemos por ética/ética complexa e sua relação com a tentativa de regulamentação da psicanálise. Recorremos aos textos fundantes de Freud e às contribuições dos pensadores da complexidade para postular que a ética está implicada com a função psicanalítica da personalidade. Esta concepção, relacionada ao objeto complexo, enseja uma abertura para novas reflexões sobre os destinos da psicanálise.

Palabras clave : Movimento Articulação; ética complexa; história da psicanálise; formação em psicanálise; regulamentação da psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons