SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4A articulação das entidades psicanalíticas brasileirasUm desafio contemporâneo à psicanálise: sustentar o real para que ela sobreviva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SOARES, Gustavo  e  QUADROS, Valéria. Movimento Articulação: pensando a ética complexa. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.4, pp. 193-208. ISSN 0486-641X.

O presente artigo nasce da experiência de participar do Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras. Propomos uma reflexão a respeito das origens do Movimento e qual projeto ético o sustenta. Nesse sentido, buscamos explicitar o que entendemos por ética/ética complexa e sua relação com a tentativa de regulamentação da psicanálise. Recorremos aos textos fundantes de Freud e às contribuições dos pensadores da complexidade para postular que a ética está implicada com a função psicanalítica da personalidade. Esta concepção, relacionada ao objeto complexo, enseja uma abertura para novas reflexões sobre os destinos da psicanálise.

Palavras-chave : Movimento Articulação; ética complexa; história da psicanálise; formação em psicanálise; regulamentação da psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License