SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número4Um desafio contemporâneo à psicanálise: sustentar o real para que ela sobreviva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SILVA JUNIOR, Moisés Rodrigues da. Clínica institucional: abrigar o desamparoInstitutional practice: giving shelter to helplessnessClínica institucional: abrigar el desamparoClinique institutionnelle: abriter le désarroi. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.4, pp. 223-233. ISSN 0486-641X.

Por ser demasiado humana, a clínica institucional envolve sempre pares em oposição: a força da vida institucional e a força de erupção da desmedida; o enquadre e sua aparente imobilidade e os movimentos vitais em direção ao futuro; os espaços físicos e simbólicos e os processos; as intermináveis repetições e o novo; a preservação e a criação (nela incluída a destruição necessária). É intrigante o movimento de construção e desenvolvimento de projetos de vida. Não se trata de mediações que eliminem as oposições ou que cedam a elas, deixando-se paralisar em um dos polos. Retomando Bleger e fazendo-o conversar com Winnicott, abordamos o vínculo paradoxal entre o imóvel do enquadre analítico e a mobilidade necessária aos processos implicados no tratamento. Nossa proposta é que a correlação positiva entre vida e projetos compartilhados é uma construção que vale a pena ser feita. Favorecer e articular projetos que têm valor de vida é nossa meta clínica institucional.

Palavras-chave : clínica institucional; sincrético; campo intermediário; experiência; projeto.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License