SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1El odio: prefiguraciones de las implicaciones filosóficas en psicoanálisis de la familia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

EIGUER, Alberto. O estigma e o ódio contra si mesmo.Traducido porMarilei Jorge. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.1, pp. 19-31. ISSN 0486-641X.

Este trabalho aborda a questão do estigma, que evoca inúmeros problemas ligados ao social e ao psíquico. Um estigma é uma anomalia, mas torna-se estigmatizante quando se desenvolve ódio contra si mesmo, quando nos depreciamos. O autor considera que o ambiente familiar representa um papel nessa evolução que não pode ser negligenciado. Estuda diferentes derivações e, em especial, as consequências do olhar do outro. Se o grupo social e o grupo familiar desempenham um papel nessa evolução, é com o grupo e escorando-se nele que a situação da estigmatização se inverterá e o estigma poderá tornar-se uma força. Um caso clínico permite ilustrar os efeitos do ódio contra si mesmo. As contribuições da filosofia e da sociologia ampliam esse debate.

Palabras clave : estigma; estigmatização; preconceito; ódio contra si mesmo; olhar do outro; si mesmo; ego.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License